Fabrício Renner de Moura

Graduado e Mestre em História, e, Especialista em Campo Social:práticas/saberes. Nesse espaço busco revisitar discussões e interpretações sobre História regional e local, assim como outras dimensões historiográficas.

domingo, 14 de agosto de 2011

Antiga delegacia de polícia ou cadeia pública. (rua Gal. Câmara, centro)










Desde a segunda metade do século XIX, funcionava nesse local a câmara municipal, o júri e a cadeia pública. Com a inauguração da nova intendência (hoje prefeitura municipal), em 1914, o prédio passou a sediar somente a cadeia pública permanecendo até o final da década de 80 do século passado.
Atualmente, o prédio ainda esta em poder da prefeitura municipal que no ano de 2007, realizou uma reforma na estrutura interna e externa do prédio para transformá-lo no centro municipal de abastecimento. Ao que parece, as obras não tiveram qualquer orientação patrimonial, já que toneladas de terras do interior do pátio foram removidas e muitos materiais poderiam ter sido catalogados.
Mesmo assim, vale destacar que as mudanças asseguraram a preservação dos sinais da antiga cadeia pública em meio a um contexto de demolição da arquitetura histórica de Cruz Alta.
Durante seu longo período de cárcere do município e da região, este prédio fora palco de inúmeras situações que sem dúvida nenhuma ajudam a escrever a história social de Cruz Alta. Por essas paredes passaram homens e mulheres, agressores e agredidos, ricos e pobres. Eis alguns personagens dessa trama:







• Com quarenta anos de idade, a preta chamada Maria, escrava de Leopoldina Pereira Carpes, foi detida por ordem do delegado, para sofrer castigo por desobediência. Apesar de não constar o ano de detenção nos registros da cadeia, podemos ter uma idéia do tempo em que Maria ficou submetida às agressões, isto é, do dia de sua entrada, 23 de agosto a 6 de setembro, quando foi entregue a sua senhora.





• Acusado de cometer três homicídios no distrito dos Vallos (hoje cidade de Fortaleza dos Valos), o escravo Feliciano de vinte nove anos de idade, também permaneceu detido na cadeia pública desde abril de 1877. Após fugir de seu senhor José Carlos Nogueira, Feliciano percorria as matas da região praticando roubos pelas estâncias, até ser avistado pelo negrinho Adão. Possivelmente receoso de que Adão lhe entregasse as autoridades policiais, Feliciano matou o menor com uma pistola e um cacete com que fraturou-lhe completamente o crâneo. Esse crime foi cometido no dia 4 de abril, mas não encerrou por ai. Doze dias depois, 16 de abril, Feliciano voltou a agir, agora contra José Antonio Ferreira também residente no rincão dos Vallos. Com golpes de machado no crânio de José e ferindo com uma faca o cunhado deste, Feliciano ainda prendeu fogo a casa e fugiu. Sabe-se que até o ano de 1881, o escravo ainda aguardava na cadeia o seu julgamento no tribunal da vila sediado na mesma casa.





• Em 30 de novembro de 1900, foi presa Constância Viheivih, trinta e dois anos de idade, residente no 5º distrito, viúva, altura bacha, cor clara, cabellos ruivos e soltos, olhos regular, boca grande, nariz pequeno, estrangeira. Sua detenção foi por ordem do delegado de polícia sob a acusação de crime de morte, cometido no dia 19 de novembro do ano corrente. Julgada em 07 de fevereiro de 1901, Constância foi condenada a seis anos de prisão cumprindo a pena na casa de detenção em Porto Alegre.








• No final de maio de 1924, Benta, com idade desconhecida, proprietária do popular meretrício casa da Roma, foi presa por ter agredido Angelina. O motivo, segundo a imprensa da época que não poupou adjetivos degenerativos as duas mulheres, deve-se as acusações que Angelina fez as filhas de Benta, Clecy e Maria. Assim, Benta dirigiu-se até a casa de Angelina para proteger suas filhas e em meio as discussões fez uso de um pedaço de ferro com que se armára, vibrando vários golpes (...) quebrando a cabeça de Angelina. Detida pela polícia, Benta permaneceu por uma semana no xadrez, sendo removida as pressas para o Hospital São Vicente de Paulo devido os graves ferimentos que sofreu na briga com Angelina.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial